SI
Este blog é um espaço para discussão sobre TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, tema abordado na disciplina Gestão da Informação, período 2013.2, ministrada pelo docente Rogério Patrício de Chagas, da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Os colaboradores (Joé Adriano Andrade Santos, Daniela Elaine Elois Santos André Teixeira Machado e Diego Mecenas de Farias) são discente do curso de Sistemas de Informação-UFS.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
As redes sem fio
O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos. Deste modo, qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Podemos citar diversos meios de utilização da wireless, como a conexão existente entre a TV e o controle remoto, entre o celular e as torres das operadoras e até o rádio da polícia com as centrais de operação.
As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofreqüência, como a comunicação via ondas de rádio, usadas por walkie-talkies, comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros.
O funcionamento de uma rede wireless é bastante simples, é necessário apenas a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Nova partícula produzirá HDs 20 vezes menores que o tamanho atual.
Graças à descoberta de uma nova partícula, poderemos dar um salto considerável em nossa capacidade de armazenar informação, fator-chave o avanço tecnológico. Segundo a equipe de cientistas liderada por Roland Wiesendanger, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, o material poderia produzir HDs 20 vezes menores que consumiriam 100 mil vezes menos energia.
Para criar os skyrmions, os pesquisadores colocaram um filete de paládio e ferro com 2 átomos de espessura em um campo magnético e o resfriou a quase zero absoluto, em hélio líquido. Imediatamente, skyrmions apareceram no filete. Em seguida, os cientistas dispararam um feixe de elétrons nos metais, que aniquilou os skyrmions. Disparando o mesmo tipo de corrente novamente fez as partículas reaparecerem. O experimento mostrou que esse procedimento pode ser realizado para atribuir 1 (para a presença) e 0 (para a ausência) em um campo magnético de skyrmions, de maneira análoga ao funcionamento de transistores de uma placa de computador.
A vantagem da nova partícula é a forma com que lida com campos magnéticos, pois conseguem se aproximar uns dos outros e sofrer aquecimento sem causar interferência no campo, preservando os bits de maneira muito mais eficiente e confiável do que a tecnologia atual de armazenamento de informação. Para efeitos de comparação, os melhores HDs de hoje conseguem aproximar os bits no máximo 24 nanômetros um do outro, enquanto o sistema utilizando a nova partícula conseguiria deixá-los próximos até 8 nanômetros, tornando um HD de skyrmion muito mais estável, menor e mais durável.
Um dos maiores entraves para a nova partícula ganhar o mercado é descobrir uma maneira de criar os skyrmions a temperaturas mais altas que o zero absoluto, algo impossível para equipamentos eletrônicos convencionais. Porém, a comunidade científica está otimista, pois foi a primeira vez que cientistas conseguiram criar, deletar e recriar a nova partícula com facilidade, usando materiais relativamente convencionais no experimento.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Entendendo o que são os 'QR Codes', códigos lidos pelos celulares
Boa noite gente! creio que mais da metade dos alunos que fazem computação já conhecem os tão famosos QR codes... Vou falar um pouquinho sobre esse tema para da inicio ao meu foco que é a RA - Realidade Aumentada ...
Os QR codes nada mais é que um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos de celulares que têm câmeras fotográficas. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de um texto, um link e/ou um link que irá direcionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Para que o código possa ser escaneado é preciso contar com um aparelho de celular que possua câmera digital e um software de leitura para QR code.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Computador quântico
Desde o seu surgimento, os computadores funcionam em dois
estados: ligado(1) e desligado (0). Os dados são representados por 0 e 1 “bits”,
linguagem binária. Mas, um novo modelo de computação promete mudar a velocidade
de processamento e a capacidade de armazenamento de dados é a computação quântica.
O funcionamento do computador quântico tem como princípio as propriedade da mecânica
quântica e alguns elementos da física que podem ser usados como bits e neste
computador recebem o nome de “qubits” que podem assumir valores diferentes de 0
e 1, como por exemplo 01 ou 10, não se trata de um número binário 01 ou 10 e,
sim o zero e o um simultaneamente, o que
torna o computador quântico muito potente.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
HDs com gás hélio
O HD com gás hélio foi criado pela Western Digital, com
capacidade de armazenamento de até 6 TB. A eficiência do dispositivo acontece
devido o gás hélio ser mais leve que o ar e tem menor resistência, assim possibilita
que o HD trabalhe mais rápido. Considerando a tecnologia usada atualmente a nova
técnica aumenta a capacidade de armazenamento e reduz o consumo de energia do HD.
O novo HD é direcionado para empresas de grande armazenamento de dados.
Assinar:
Postagens (Atom)